
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Dezesseis!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Catolicismo, Homossexualismo, Racismo e Política!
sábado, 10 de maio de 2008
Aberto de Registro

Ao jogar um torneio Municipal de péssimo nível, com partidas “sofríveis” e mesmo assim vencer com 5,0/5,0, jogar de maneira retranqueira e raçuda (Alá Seleção Grega) fazendo 5,5/7,0 nos Interclubes, jogar o Aberto de São José do Rio Preto de maneira suína (do pior gênero da palavra e sem menções à Família AAS) arrecadando 3,0/6,0, enfim um torneio que me pareceu, de certa forma justo e condizente ao meu pouco estudo mas grande afinco com a modalidade.
A dedicação dos últimos dias pré Aberto de Registro, enfim mostrou-se, dentro das limitações físicas, um bom torneio ao angariar os 5,5/9,0 ou 5,0/8,0, devido ao bye ausente na primeira rodada. Na segunda e terceira rodada vencendo, e somando ótimos 2,5/3,0 no primeiro dia. Na quarta e quinta rodada, uma derrota para o MF Bolívar Gonzáles e outra derrota para o jovem Mateus Nakajo, sem somas, e continuando com 2,5 agora em 5,0.
Na sexta e sétima rodada, uma vitória e um empate, com o menor rating do Brasil e, sinceramente, não condizente com sua força, tanto que a Ana também empatou, e ele terminou o torneio com os seus 4,5 pontos junto com Rodrigo Jukemura, Nilton Hirota (Organizador do Torneio), o mito Francemir Barra, o jovem Tainan Pântano, Cassius Alexandre e Denrick Cabral bons jogadores do ABC Paulista, a enxadrista Ellen Giese, e campeã Matrogossense Ana Vitória (Minha Namorada =^.^=). Bom, ele fez um bom resultado, mas ao voltar pra minha performance, foi um mal dia em aspectos de resultado. Na oitava e nona rodada, jogava por apenas arrebanhar mais um ponto para conseguir os 50% em um torneio que sob a consideração de muitos jogadores, foi o mais forte dos últimos anos realizado no Brasil, mas empatei com o Paraguaio Jorge Britez em 28 lances e depois pegaria a jovem Juliana Choma, que lutava para brigar pelas primeiras colocações do feminino, mas venci com certa facilidade, claro que ajudado pela campeã de seu estado.
Ao final, totalizando 5,5 pontos em 9,0 e me posicionando entre os 100 melhores do torneio na 76ª colocação.
FATOS:
* Momentos vividos em Registro, ou a caminho de Registro, simples e fantásticos, como cantar músicas que todo mundo já ouviu, mas nem ao menos se lembram que um dia existiu dos Mamonas Assassinas ou então de TODAS as passagens do Chaves e do Chapolim! “Siga-me os Bons!”;
* O Friozinho de Registro também deve ser registrado;
* A organização e toda decoração do Evento, já deixo os meus parabéns pela Arbitragem do Árbitro Calleiros e inclusive da organização do Mestre Nilton Hirota;
* O Café da Manhã no Lito Palace Hotel junto com tantos renomados Mestres do Xadrez Brasileiro; e
* O quão foram especiais os momentos com o nosso seleto grupo de Suínos. Inclusive o prêmio que me foi entregue: UMA ORELHA DE PORCO, demonstrando todo o afinco da união entre o AAS e o Oreia...
AGRADECIMENTOS:
- Primeiramente à Prefeitura do Município de Guaíra;
- Aos meus eternos Amigos: Roverso, TVP e ao Conspícuo Gregão;
- A minha maninha, que vem acompanhando os meus torneios mais comigo agora;
- Aos organizadores do torneio;
- A todos do hotel; e
=> A minha amada Ana Vitória, que incrivelmente, me inspira e faz com que Suas sábias palavras me renovem e me dignificam para impulsionar meus estudos e afazeres.
Rafael Favarin
terça-feira, 8 de abril de 2008
Enfim, Competente!

Sua última, maior e (Como diz Aninha) ÚNICO título**... Uma honraria à dedicação e espiritualidade que este nobre Suíno sempre teve diante das adversidades. Um truculento quando o assunto se trata de Grécia, PAO ou qualquer citação sobre o futebol, mas uma moça quando o assunto é sobre relações de amizades, namoro, casamento e os mais sinceros: "Eu Te Amo" "Eu só quero Você", mas o importante, é que a história que esse Monumento de Pessoa já prescreveu, desde seu aprendizado com o Papu, até o seu dia-a-dia como célebre Faz Tudo, apesar de estar, neste momento, tomando água tônica e assistindo a Champion's League.
O Homenageado é Christian Georges Avgostopoulos, que apesar de ter sido o SEMPRE VICE, o QUASE LÁ o Mexicano, o Jorge Campos do Xadrez. Por um 2007 conturbado e muito trabalhoso, com baixos e muitos baixos, fez um excelente projeto para obter sua primeira e grande conquista que era a categoria "C" dos Interclubes, e que por meio ponto o tirou do acesso, e por 2, o tirou do título. Culpados? Ele mesmo assume a culpa, bate no peito e choooora no Habib's.
2008: Muito mais união, muito mais família!
O Planejamento era infalível:
"Tenho o Campeão dos Canaviais, a Campeã do Pantanalzão, Eu, Campeão do CDR e o Tekinho!! Impossível perder!"
E o esperado e planejado ocorreu. 22.0/28.0 Possíveis. Desta vez contestado por vossos membros mais assíduos... Mas eles não percebiam que aquele "meninão"só queria abraçar aqueles que contribuiram, aqueles que sempre estiveram do lado dele, aqueles que o apoiaram e o impulsionaram.
É Campeão!
Com muita COMPETÊNCIA! Com admirável competência e sagacidade, planejou, argumentou e organizou toda as rodadas, até como seria a entrega dos troféus, ele já sabia!
Parabéns ao Competente da Semana!
Felipe Massa... ops.. Grego!
sábado, 5 de abril de 2008
A Competência como Arte!
A Competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação. Portanto, para constatá-la, há que considerar também os conhecimentos e valores que estão na pessoa e nem sempre podem ser observados.
Competências e habilidades pertencem à mesma família. A diferença entre elas é determinada pelo contexto, ou plano a qual pertencem. Uma habilidade, num determinado contexto, pode ser uma competência, por envolver outras ferramentas mais específicas. Por exemplo: a competência de resolução de problemas envolve diferentes habilidades ou suas ferramentas — entre elas a de buscar e processar informação ou algum tipo de dado (Prova de Estatística!). Mas a habilidade de processar informações, em si, envolve habilidades mais específicas, como leitura de gráficos, cálculos etc. Logo, dependendo do contexto em que está sendo considerada, a competência pode ser uma habilidade, ou o contrário.
Para ser competentes, precisamos dominar conhecimentos... mas também devemos saber mobilizá-los e aplicá-los de modo pertinente à situação. Tal decisão significa vontade, escolha e, portanto, valores. E essa é a dimensão ética da competência. Que também se aprende, que também é aprendida.
A capacidade de tomar decisões e a experiência estão estreitamente relacionadas na operação de uma competência (Essa foi prova de Gestão Empreendedora!). Tomar uma decisão, muitas vezes, força certos graus de improvisação, mas uma improvisação orientada pela experiência, ou seja, há como explorar essas improvisações, quando se está preparado, caso não esteja preparado, apenas a sorte não colaborará (mais uma questão de Prova de Empreendedora!). Não é por outro motivo que um piloto treina centenas de horas de vôo antes de ser considerado apto a comandar um "Boeing". É essa experiência que dá ao piloto condições de tomar uma decisão pertinente.
Em suma: a competência só pode ser constituída na prática. Não é só o saber, mas o saber fazer. Aprende-se fazendo, numa situação que requeira esse fazer determinado. Esse princípio é crucial para a educação. Se quisermos desenvolver competências em nossos alunos, teremos de ir além do ensino para memorização de conceitos abstratos e fora de contexto. É preciso que eles aprendam para que serve o conhecimento, quando e como aplicá-lo. Isso é competência.
Dicas, dúvidas, pesquisas... só aqui onde a sua vida tem competência!