Aqui buscaremos demonstrar, quem salienta o disposto abaixo, dentro do âmbito vital de Rafael Favarin, caso essa pessoa, não chegue nem perto deste perfil, ele também será homenageado!
Com Vocês.....
A Competência!
A Competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação. Portanto, para constatá-la, há que considerar também os conhecimentos e valores que estão na pessoa e nem sempre podem ser observados.
Competências e habilidades pertencem à mesma família. A diferença entre elas é determinada pelo contexto, ou plano a qual pertencem. Uma habilidade, num determinado contexto, pode ser uma competência, por envolver outras ferramentas mais específicas. Por exemplo: a competência de resolução de problemas envolve diferentes habilidades ou suas ferramentas — entre elas a de buscar e processar informação ou algum tipo de dado (Prova de Estatística!). Mas a habilidade de processar informações, em si, envolve habilidades mais específicas, como leitura de gráficos, cálculos etc. Logo, dependendo do contexto em que está sendo considerada, a competência pode ser uma habilidade, ou o contrário.
Para ser competentes, precisamos dominar conhecimentos... mas também devemos saber mobilizá-los e aplicá-los de modo pertinente à situação. Tal decisão significa vontade, escolha e, portanto, valores. E essa é a dimensão ética da competência. Que também se aprende, que também é aprendida.
A capacidade de tomar decisões e a experiência estão estreitamente relacionadas na operação de uma competência (Essa foi prova de Gestão Empreendedora!). Tomar uma decisão, muitas vezes, força certos graus de improvisação, mas uma improvisação orientada pela experiência, ou seja, há como explorar essas improvisações, quando se está preparado, caso não esteja preparado, apenas a sorte não colaborará (mais uma questão de Prova de Empreendedora!). Não é por outro motivo que um piloto treina centenas de horas de vôo antes de ser considerado apto a comandar um "Boeing". É essa experiência que dá ao piloto condições de tomar uma decisão pertinente.
Em suma: a competência só pode ser constituída na prática. Não é só o saber, mas o saber fazer. Aprende-se fazendo, numa situação que requeira esse fazer determinado. Esse princípio é crucial para a educação. Se quisermos desenvolver competências em nossos alunos, teremos de ir além do ensino para memorização de conceitos abstratos e fora de contexto. É preciso que eles aprendam para que serve o conhecimento, quando e como aplicá-lo. Isso é competência.
Dicas, dúvidas, pesquisas... só aqui onde a sua vida tem competência!
4 comentários:
Contexto fundamental.
Ele terá, com certeza, grande importância na sua vida!
Estudos com inúmeras finalidades, uma delas, para a que você citou.
Chegar a competência.
Focar os estudos para conseguir tal, mas sendo trazendo-os para o seu dia a dia, colocando-os em prática.
Amor...
Muitos ensinamentos, estando absorvendo-os!
:)
Te amo!
Rafaaa....
porque será que esse texto caiu como uma luva no seu blog??
resposta a qual voê já sabe...por você saber o tamanho que é você e saber onde pode chegar....no ponto mais alto......
beijoss
tasha
Amigo competente, com boas palavras e bom caráter. É fato que o blog só pode dar certo, bem como grande parte das coisas em que estiver envolvido como parte atuante.
O céu é o limite, portanto, compre uma escada maior! hehehe
Parabéns pela iniciativa!
Complementando seu raciocínio: Competência é saber que sabe. Assim você sabe o que não sabe, tem consciência do seu real tamanho, e de tudo que ainda precisa aprender e apreeder. Só depois do auto-exame da consciência é que teremos noção de quem realmente somos. Afinal, todo santo dia nós interpretamos um papel para os nossos amigos, familiares, colegas de trabalho. Até por uma questão de amabilidade, as vezes não queremos ferir as pessoas com a acidez do que é real. Só a nós mesmo contamos nosso verdadeiro ser.
Gostei da introdução do seu blog. Espero que mantenha essa qualidade constante em seus textos. Vou acrescentar um link lá no segunda leitura. Espero que não se importe.
Postar um comentário