terça-feira, 8 de abril de 2008

Enfim, Competente!



Ele, levanta a taça como se fosse O MAIOR DOS TITULOS! Lembrei-me do ocorrido ao acompanhar a Saga da Vitória do nosso caro Felipe Massa, que com o bilhete azul já assinado, demorou para ter assumido que é fraco pelo carro que tem nas mãos, fez bonito e conquistou o título no Bahrein. Já Christian "Grego" Avgoustopoulos, após ter sofrido longos e pederásticos anos sem títulos, apenas com QUASES!

Sua última, maior e (Como diz Aninha) ÚNICO título**... Uma honraria à dedicação e espiritualidade que este nobre Suíno sempre teve diante das adversidades. Um truculento quando o assunto se trata de Grécia, PAO ou qualquer citação sobre o futebol, mas uma moça quando o assunto é sobre relações de amizades, namoro, casamento e os mais sinceros: "Eu Te Amo" "Eu só quero Você", mas o importante, é que a história que esse Monumento de Pessoa já prescreveu, desde seu aprendizado com o Papu, até o seu dia-a-dia como célebre Faz Tudo, apesar de estar, neste momento, tomando água tônica e assistindo a Champion's League.

O Homenageado é Christian Georges Avgostopoulos, que apesar de ter sido o SEMPRE VICE, o QUASE LÁ o Mexicano, o Jorge Campos do Xadrez. Por um 2007 conturbado e muito trabalhoso, com baixos e muitos baixos, fez um excelente projeto para obter sua primeira e grande conquista que era a categoria "C" dos Interclubes, e que por meio ponto o tirou do acesso, e por 2, o tirou do título. Culpados? Ele mesmo assume a culpa, bate no peito e choooora no Habib's.

2008: Muito mais união, muito mais família!

O Planejamento era infalível:
"Tenho o Campeão dos Canaviais, a Campeã do Pantanalzão, Eu, Campeão do CDR e o Tekinho!! Impossível perder!"

E o esperado e planejado ocorreu. 22.0/28.0 Possíveis. Desta vez contestado por vossos membros mais assíduos... Mas eles não percebiam que aquele "meninão"só queria abraçar aqueles que contribuiram, aqueles que sempre estiveram do lado dele, aqueles que o apoiaram e o impulsionaram.

É Campeão!

Com muita COMPETÊNCIA! Com admirável competência e sagacidade, planejou, argumentou e organizou toda as rodadas, até como seria a entrega dos troféus, ele já sabia!

Parabéns ao Competente da Semana!

Felipe Massa... ops.. Grego!
** Anteriormente, Grego em toda sua longa trajetória enxadristica, ganhou dois titulos antes do Interclubes: do CDR e de uma etapa de SAntos.

sábado, 5 de abril de 2008

A Competência como Arte!

Aqui buscaremos demonstrar, quem salienta o disposto abaixo, dentro do âmbito vital de Rafael Favarin, caso essa pessoa, não chegue nem perto deste perfil, ele também será homenageado!

Com Vocês.....

A Competência!

A Competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação. Portanto, para constatá-la, há que considerar também os conhecimentos e valores que estão na pessoa e nem sempre podem ser observados.

Competências e habilidades pertencem à mesma família. A diferença entre elas é determinada pelo contexto, ou plano a qual pertencem. Uma habilidade, num determinado contexto, pode ser uma competência, por envolver outras ferramentas mais específicas. Por exemplo: a competência de resolução de problemas envolve diferentes habilidades ou suas ferramentas — entre elas a de buscar e processar informação ou algum tipo de dado (Prova de Estatística!). Mas a habilidade de processar informações, em si, envolve habilidades mais específicas, como leitura de gráficos, cálculos etc. Logo, dependendo do contexto em que está sendo considerada, a competência pode ser uma habilidade, ou o contrário.

Para ser competentes, precisamos dominar conhecimentos... mas também devemos saber mobilizá-los e aplicá-los de modo pertinente à situação. Tal decisão significa vontade, escolha e, portanto, valores. E essa é a dimensão ética da competência. Que também se aprende, que também é aprendida.

A capacidade de tomar decisões e a experiência estão estreitamente relacionadas na operação de uma competência (Essa foi prova de Gestão Empreendedora!). Tomar uma decisão, muitas vezes, força certos graus de improvisação, mas uma improvisação orientada pela experiência, ou seja, há como explorar essas improvisações, quando se está preparado, caso não esteja preparado, apenas a sorte não colaborará (mais uma questão de Prova de Empreendedora!). Não é por outro motivo que um piloto treina centenas de horas de vôo antes de ser considerado apto a comandar um "Boeing". É essa experiência que dá ao piloto condições de tomar uma decisão pertinente.

Em suma: a competência só pode ser constituída na prática. Não é só o saber, mas o saber fazer. Aprende-se fazendo, numa situação que requeira esse fazer determinado. Esse princípio é crucial para a educação. Se quisermos desenvolver competências em nossos alunos, teremos de ir além do ensino para memorização de conceitos abstratos e fora de contexto. É preciso que eles aprendam para que serve o conhecimento, quando e como aplicá-lo. Isso é competência.


Dicas, dúvidas, pesquisas... só aqui onde a sua vida tem competência!